quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Monitoramento gratuito de sites através do Google Docs e Google Analytics

Você possui um Site ou um Blog e gostaria de receber alertas instantâneos logo que o seu site cair ou se tornar inacessível para seus  usuários? Gostaria que esses alertas chegassem em sua caixa de entrada do Gmail ou como SMS no seu smartphone ou ambos?
A maioria dos proprietários de páginas na WEB costuma usar serviços ”Freemium” para Monitoramento de Sites, sendo que com estes podem acompanhar o tempo de inatividade e disponibilidade destas páginas. Estes serviços oferecem planos gratuitos, mas, na grande maioria das vezes, você terá de pagar algo se desejar receber alertas por e-mail, alertas via SMS ou ainda quando há a necessidade de controlar um  número maior de sites.


Construindo uma  ferramenta de monitoramento de Site com o Google Docs

É possível utilizar o Google Docs para monitorar seu Site(s) e, ao contrário dos serviços comerciais, o Google não impõe restrições para isto. Você pode acompanhar qualquer nº de sites com o Google Docs e este irá enviar alertas por E-mail/SMS em caso de eventuais problemas. O melhor de tudo isso é que esta ferramenta de monitoramento de site é Gratuita.
Descreverei aqui um passo-a-passo para configurar rapidamente seu Google Docs para que você possa monitorar o tempo de atividade/inatividade do seu Site. Isso deve ser feito apenas uma vez e depois ele irá monitorar continuamente todos os seus Sites relacionados.
1. Entre em sua conta do Google Apps e em seguida, Clique Aqui  para copiar esta Planilha ou clique na figura abaixo.
00033
2. Informe os endereços dos seus Websites URLs na célula B2 (separados por vírgula) e seu endereço de e-mail na célula B3. Se quiser alertas por mensagens de texto, basta alterar o valor No (Não) por Yes(Sim) na célula B4.
0005
3. Depois disso uma nova entrada na Barra de Ferramentas da Planilha aparecerá, a opção Website Monitor.
00041
4. Clique em Initialize (Inicializar) e você vai ter um Pop-Up pedindo Autorização. Conceda o acesso necessário. Se por acaso a opção não aparecer, não desista, feche a planilha e aguarde pelo menos 10 minutos para tentar novamente ou tente rodar o Script manualmente na Opção ferramentas.
0006
5. Vá para o menu Website Monitor novamente e escolha Initialize (Inicializar) para iniciar o processo de monitoramento e depois feche a Planilha.

Monitorando o Site

A partir deste momento esta Planilha do  Google Docs irá monitorar o seu site periodicamente em intervalos de 5 minutos e vai enviar alertas por e-mail e de SMS (se você optar por isto) sempre que encontrar problema para acessá-lo.
0007
Se o problema for resolvido, você irá receber uma outra notificação dizendo que “Site: www. is Up”
0008
Os tempos de indisponibilidade são registrados na mesma Planilha do Google Docs, de forma que você possa usar esses dados mais tarde para analisar o desempenho de sua empresa de hospedagem.

Recendo alertas de SMS quando seu Site estiver indisponível

Como é feito o monitoramento do seu site? Funcionando internamente, nesta planilha há um Script que faz o trabalho de monitoramento. O script é executado  a cada 5 minutos, utilizando uma Trigger (Gatilho) que é disparado automaticamente para fazer a inspeção do seu Site.

Como Alertas SMS são enviadas através do Google

Este Script do Google Apps pode enviar mensagens de e-mail, mas o processo para o envio de mensagens de texto emprega uma solução alternativa.
0009
Na prática ele cria um evento regular no seu calendário do Google e assim habilita um alerta de SMS. O evento está previsto para terminar em 30 segundos, desta maneira você irá receber o aviso de forma instantânea  no seu celular. Se você não está recebendo alertas de texto em seu telefone, certifique-se que seu número está associado ao recurso de envio de Alertas por SMS na sua Agenda.
0010
Com esta ferramenta funcionando você poderá verificar imediatamente com o serviço de hospedagem do seu site sempre que houver uma indisponibilidade e o melhor, você tem um registro completo das atividades para poder argumentar. 

Você também pode optar por usar o Google Analytics  .

Nenhum comentário:

Postar um comentário