terça-feira, 1 de abril de 2014

WOL – Wake on LAN – Ligando máquinas através da rede!

Wake on LAN é um padrão desenvolvido pela AMD para que computadores conectados na rede possam ser ligados via rede!
Para que essa feature funcione é necessário que sua placa de rede e sua motherboard suporte o WOL. A grande maioria das placas já suportam essa tecnologia (que é bastante antiga, criada em 1996) e a comunicação entre a placa de rede e motherboard vem integradas (PCI 2.2).
Essa tecnologia é independente de Sistema Operacional. Para habilitar, basta acessar a BIOS e habilitar o Wake on LAN (essa opção fica geralmente da parte de gerenciamento de energia). Habilitando, a placa vai ficar “escutando” a rede e em “standby mode”,  quando chegar um “Magic Packet” seu computador será ligado. 
Um “Magic Packet” trabalha em UDP e deve ser encaminhado na rede via broadcast (já que o computador está desligado) com o mac-address do computador a ser ligado. No payload desse pacote vem o mac-address do alvo 16 vezes. Quando a placa reconhece esse pacote ela liga!
Para computadores que estejam em outra rede (ou internet), é preciso habilitar no roteador onde se encontra a rede do computador alvo  o “ip directed broadcast” para habilitar broadcast na rede (geralmente bloqueado para evitar ataques)
Para usuários domésticos que utilizem a internet com modem roteado, basta fazer uma regra de port-forward encominhado uma porta UDP para um especifico endereço ip/mac-address. Logicamente, o roteador não conhece esse endereço porque o computador estará desligado, assim, ele encaminhará o pacote para toda rede via broadcast. 
Softwares para mandar “Magic Packets”:
Para uso doméstico recomendo o software  “Wake on Lan – Magic Packet”.
Há também softwares profissionais no mercado que fazer uso dessa tecnologia:
Lieberman Software – User Manager Pro™
Intel® – LanDesk® Management Suite
IBM® – Tivoli®
Computer Associates™ – Unicenter TNG®
HP – OpenView NNM NT
Tela do Lieberman Software:
 
Cabos para conexão Placa de rede x Motherboard
 As motherboards mais antigas que não utilizam PCI 2.2 precisam de um cabo especial para comunicação com a placa de rede.
Exemplo: 
 
WOL – Exemplo de uso pela internet
Nesse exemplo estou utilizando a motherboard P5N-SLI com placa de rede onboard PCI 2.2 e um modem ADSL Thomson TG508.
Passo a passo
Computador a ser ligado (alvo):
- habilitar wake on lan na BIOS (geralmente em gerenciamento de energia);
- anotar endereço mac-address da placa;
- configurar roteador ADSL com port-forward de uma porta qualquer UDP. No meu exemplo criei a regra “wakeonlan” para encaminhar a porta 3329 UDP e TCP para meu computador (192.168.1.3);
 
- desligar o computador. O computador fica desligado mas a placa de rede fica em standby mode.
 
Computador remoto:
- baixar e executar o software “Wake on lan – Magic Packet”;
- fornecer o mac-address do alvo, ip ou dns do roteador, endereço broadcast (apenas para o software funcionar, na verdade funciona unicast) e selecionar ”internet” e pronto!
 
 
 Pacote enviado:
 
Tudo muito simples! Essa feature pode ajudar a economizar energia em casa e também na empresa contribuindo com a TI verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário